Um grupo de garimpeiros que praticavam atividade de garimpo artesanal no município de Cuango, Província da Lunda-Norte, foram surpreendidos pela Policia e Segurança Bikuar na zona de Tchombo, na margem do rio Cuango onde foram atingidos mortalmente cerca de 3 cidadãos que garimpavam naquela localidade.
Segundo depoimentos de várias testemunhas oculares, afirmam que existe um espirito de cobiça no seio da policia Nacional, não so, também dos comandantes e alguns empresários. no entanto, os empresários financiam os comandantes de Cuango, Xa-Muteba e Brigadeiro da Brigada 75ª por intermedio de um grupo das FAA chefiados pelo um sargento Zito comando entre outros para os cobrir e retirar com os garimpeiros nos locais mais férteis. Isto é, quando os garimpeiros descobrem zonas que rende mais diamantes, enviam equipas com todos meios militares para intimidar e obviamente matam garimpeiros sem que haja intervenção por parte da justiça, porque todos são financiados, sem falar dos investigadores são os mais piores do que outros órgãos residentes.
Entretanto, durante este confronto, foi atingidos mortalmente 8 cidadãos e 59 detidos, razão que levou a população e garimpeiros em particular invadir a 2ª esquadra de Luzamba e puseram o corpo de Tiago primeiro cadáver dessas caramuçais, que basicamente acelerou tumulto naquele município. não só, também foi atingido no braço direito uma senhora que acabava por sucumbir num dos postos médicos daquele município.
Durante os confrontos muitos familiares perderam familiares continuam desaparecidos naquela zona de conflitos, muitos foram afogados pela obrigação e 4 dias depois foram encontrados mais 2 vitimas já apodrecidos.
Dada a situação, os confrontos tiveram lugar no dia 27 de Julho de 2014.
Onde está os Direitos Humanos?
Onde está a justiça de Angola?